Campeonato Europeu XCO em Brno - Republica Checa


Brno na República Checa foi o palco para o Campeonato Europeu de cross country olímpico XCO da UEC entre os dias 25 a 28 de Julho.
Ana Santos foi integrada na Equipa de Portugal da selecção Nacional.

Na quinta feira o Team Relay foi a primeira competição a ser realizada e que consiste numa espécie de estafeta por equipas por um circuito de 3,9 km a incluir as partes técnicas do circuito de XCO principal, excepto uma descida de pedras. Nesta competição cada nação tem de alinhar com um junior, um sub 23, um elite e depois obrigatóriamente duas femininas de qualquer categoria.
Com alguma expectativa o seleccionador Pedro Vigário escolheu Mário Costa como elite, João Rocha sub 23, Tiago Sousa junior, Raquel Queirós sub23 e a mais novinha e única júnior Ana Santos.
Mas contra a sua vontade a Ana Santos não encontrou o seu melhor ritmo, frustando assim um melhor resultado para a equipa que ficou em 14º lugar. Contudo não foi mau de todo pois todos executaram a prova sem percalços e até deu boas sensações aos restantes colegas da equipa que assim ficaram motivados para as suas próximas corridas. Ficou toda a experiência deste tipo de competição muito exigente, dinâmica e muito competitiva.

Dia 27 foram as juniores femininas a abrirem a competição de XCO e o pior cenário acabou por acontecer com as condições climatéricas a se agravarem depois de uma semana muito seca e de calor. A chuva em aguaceiros alterou por completamente as condições de pista de si já sendo muito desafiadora tecnicamente, molhada, acabou por se tornar muito escorregadia e ainda mais perigosa. Depois de uma forte chuva na segunda metade da corrida as jovens tiveram grande dificuldade sendo logo previsível vir a ser uma competição de eliminação o que aconteceu com 11 atletas de um total de 44.

A Ana Santos, entrou para a competição com o pensamento de: "Seja o que for. Paciência. Vai ser igual para todas. Ninguém conhece o circuito molhado." (palavras dela). Felizmente conseguiu não só manter-se firme em prova, como também a conquistar lugares de destaque. Partindo da 27 posição chegou mesmo a estar na 15ª posição e na última volta a conseguir chegar ainda mais à frente, pois estava num ritmo excelente, ... Quando na última descida a corrente lhe saltou, o nervosismo não a venceu, conseguiu reparar a bicicleta, minimizando o prejuízo ainda assim com um excelente 17º lugar.

A jovem suíça Jacqueline Schneebeli foi a vencedora absoluta, quase dois minutos à frente das concorrentes. Ela lutou na pista lado a lado com a austríaca Mona Mitterwallner, que sofreu um furo na penúltima volta e terminou em segundo lugar. Harriet Harnden, do Reino Unido, levou a medalha de bronze.

Resultados completos AQUI.
Toda a informação clicar AQUI.
Todas as Fotos no face da UCE, clicar AQUI.




Pequeno vídeo com filmagens de dois amigos da prova da Ana Santos.



Mensagens populares deste blogue

Moure em Amarante fecha a época do XCO no regional do Porto.

Mont Saint-Anne Canadá fecha a época 2025.

Final da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2019.