Avis fecha a época da Taça Nacional de XCO

Decorreu no passado fim de semana 14, 15 de Setembro na Vila de Avis, distrito de Portalegre a quinta e última etapa da Taça de Portugal de XCO (cross-country), que como sabem é um ciclismo fora de estrada vulgo BTT e com importância olímpica. Neste contexto, sendo uma prova internacional de categoria C1, os pontos atribuídos aos melhores atletas de elite são sempre importantes para o apuramento do ranking olímpico da nação. Portugal ainda luta com alguns atletas de elite para esse apuramento, mas nesta prova estiveram estrangeiros que aumentaram ainda mais a competitividade pela disputa desses mesmos pontos.

A Taça de Portugal de XCO, teve cinco etapas distribuídas por várias datas em que a primeira se realizou em Vila Franca de Viana do Castelo, a segunda em Marrazes - Leiria, a terceira no Fundão, a quarta em Valongo - Porto e a última esta em Avis.
Ana Santos esteve presente em todas as etapas tentando, com paixão pela competição, valorizar a participação nesta Taça. Um espectáculo desportivo que de forma igual e sem discriminação de género enriquece o desporto para todos, merecendo por conseguinte ainda mais participação feminina neste BTT.


Nesta etapa de Avis o circuito é conhecido pela dureza física e de alguma técnica a necessitar muita concentração. Ana Santos fez parte da segunda corrida do dia partilhando o mesmo circuito com as suas colegas juniores evidentemente, mas também com todas as categorias femininas presentes. Como costume o competir com mais atletas das outras categorias dá-lhe motivação para entrar no mesmo ritmo das mais rápidas, acabando sempre por nos oferecer um btt bonito de se ver.

A sua consistência em todas as etapas valeu no final a conquista da Taça de Portugal a que junta a uma excelente época de primeiro ano de júnior. Um agradecimento a todas as meninas juniores que se juntaram também nesta Taça, valorizando desportivamente esta importante competição Nacional, assim como ao apoio de todos os simpatizantes por este BTT.

A equipa, AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, nesta etapa conquistou o segundo lugar do pódio cedendo o primeiro para a formação UCI, Primaflor Mondraker Rotor, o terceiro lugar foi ocupado por mais uma equipa portuguesa, Maiatos. Nas contas finais para o pódio a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde vence a Taça Nacional de XCO, seguida pelo BTT Loulé / Elevis em segundo e em terceiro os Maiatos.





Notícia da UVP-FPC, clicar AQUI.
Fotografias da UVP-FPC.

Mensagens populares deste blogue

Abrantes recebeu a segunda prova da Taça Portugal XCO

XCO Super Cup Portugal em Mortágua.

O gelado Campeonato Europeu na Roménia.