Pequeno paraíso nas serras de Valongo

Apesar da região do grande Porto ter grande pressão urbanística, existem locais que admiravelmente se destacam pela sua riqueza natural. E nas serras de Valongo existem esses locais como este que a Ana escolheu para fazer uma caminhada de três horas.

Um percurso que mostra do mais belo que tem os vales do Rio Simão e Rio Ferreira, com passagem pela aldeia de Couce...

(...) O percurso percorre a margem do Rio Simão até ao lugar da Azenha. Nos moinhos do “Cuco” encontra o Rio Ferreira e percorre a sua margem até chegar a Couce – uma carismática “Aldeia de Portugal”, onde atravessa as suas ruelas entre casas típicas construídas com vestígios de uma intensa mineração romana e carvalhais repletos de biodiversidade. O regresso faz-se pela margem esquerda do rio pelo denominado “Caminho dos Pescadores”, com grande proximidade do rio e no limite do leito de cheia, até às imponentes “Fragas do Castelo”. Pouco depois uma bonita ponte faz o atravessamento do Rio Ferreira para uma subida ao ponto mais alto do percurso. A descida seguinte leva o praticante novamente aos moinhos do “Cuco” com o regresso pelo percurso da vinda. (...)

Texto retirado do site do Centro de Trail de Valongo que podem consultar AQUI.

Para descarregar o track de GPS podem o fazer no Wikiloc Trilhos da Mafalda, clicar AQUI.

@rubeng_photography

Mensagens populares deste blogue

Abrantes recebeu a segunda prova da Taça Portugal XCO

XCO Super Cup Portugal em Mortágua.

O gelado Campeonato Europeu na Roménia.