XCO Internacional Vila Franca e a vida com o COVID-19

Vila Franca do Lima em Viana do Castelo foi o local, no passado dia oito de Março, para a realização da primeira etapa da Taça Nacional de XCO internacional de classe 1 UCI, com a particularidade de ter sido a ultima que foi realizada antes desta crise actual da pandemia mundial do vírus COVID-19, que originou em outros países o cancelamento de competições.
Por este facto, por ter importância internacional e pela procura da conquista de mais uns pontos para somar ao ranking UCI, em recta final de qualificação do ano olímpico, atraiu vários corredores de nível internacional, entre os quais medalhados em Jogos Olímpicos, em Mundiais e Europeus, que até pareceu ser uma mini Taça Mundial de XCO...
O circuito de traçado natural sem poucas variações de anos anteriores, foi agravado na sua dificuldade com o aparecimento da chuva, colocando constantemente à prova as capacidades dos atletas, mas sendo no final do agrado de todos.

Ana Santos conseguiu o seu objectivo neste circuito escorregadio e bastante físico, consolidando a sua posição no ranking UCI mundial estando actualmente na nona posição, garantindo assim uma excelente colocação na linha da frente num futuro, (agora incerto) campeonato europeu e mundial se assim for chamada a representar o seu país.

Na estratégia antes do COVID-19 estava prevista a participação em Marselha numa prova UCI juniores séries de importância HC, que serviria para conhecer ainda melhor as adversárias directas e se possível conquistar mais pontos UCI. Mas como sabemos a referida competição foi cancelada, assim como todas as competições nacionais e internacionais na Europa...

Os objectivos desportivos nesta crise são indefinidos, está em causa a realização das competições mais importantes, e não sabemos quanto tempo durará este período de quarentena que não permite o treino exterior.
O maior desafio actual para o treinador e atleta é desenvolverem motivações para o treino indoor, afim de manter a forma física e melhorar o que for necessário.
É neste aspecto que a atleta já está focada e espontâneamente através das redes sociais em particular pelo instagram vai mostrando soluções para ajudar a comunidade betetista, como tantos outros atletas.

Agora acima de tudo para bem da nossa saúde e salvaguarda a de todos é seguir as indicações das autoridades e conselhos da direcção geral de saúde, ter comportamentos de bom civismo e muita esperança de que vamos vencer em breve este "bicharoco mau" de nome COVID-19.

Patocycles / Shamir by Eyres











Mensagens populares deste blogue

Abrantes recebeu a segunda prova da Taça Portugal XCO

XCO Super Cup Portugal em Mortágua.

O gelado Campeonato Europeu na Roménia.