De Gravel pela Serra de Groba - Galiza

Mais um excelente trilho de qualidade para somar aos Trilhos da Mafalda
(Podem descarregar o track mais abaixo deste post).

E antes de começar a descrever esta evasão e porque merecem, quero agradecer a todas as empresas e pessoas que se dedicam a melhorar todo o equipamento do ciclismo, que faz com que nos tempos presentes sejamos atletas mais resistentes, mais seguros na condução e mais autónomos nas evasões que fazemos. Digo isto porque quando delineei este percurso não imaginava que o mesmo tinha de belo como de dureza. O nosso o equipamento acabou por fazer toda a diferença no sucesso de chegarmos ao fim deste percurso sem nenhum problema e felizes pela experiência que passamos, assim é mais fácil fazer ciclismo. Pois eu com a idade dos dois jovens que foram comigo e quando fazia ciclismo nunca na vida pensaria fazer o que eles fazem agora com todas estas novas ferramentas de desporto.
Neste dia eu mais a Ana e o amigo João, (atleta de outra equipa, mas que no ciclismo isso não impede que os amigos não deixem de pedalar e partilhar trilhos juntos) atravessamos o rio Minho em Caminha para A Guarda do lado de Espanha de barco, depois subimos e percorremos toda a serra de Groba, descemos para Baiona por uma encosta de grande encanto pelas paisagens das ilhas Cies sempre no horizonte da nossa visão, demos a volta ao castelo e regressamos pela costa que foi outra surpresa por utilizar  estradões da ciclo via que aí foi traçada com grande segurança para ciclistas.

Precioso este percurso ficando na opinião de nós os três como dos melhores percursos feitos de gravel. Houveram locais principalmente a subir que pensamos nas nossas BTT, mas a bike de Gravel é a melhor na maioria deste percurso principalmente no regresso e as ligações de asfalto existentes até eram bem vindas para darmos descanso aos braços e mãos dos agressivos percursos de gravel.

Para descrever um pouco do que podem encontrar transcrevo aqui uma fonte de informação que podem ver na integra clicando AQUI.

"(...) O monte de A Groba (648 m) é o ponto de maior altitude do município e faz parte da serra como mesmo nome. Aí pode encontrar-se o amplo miradouro de O Cortelliño, a partir do qual as Rías Baixas parecem uma sóbria e colorida aguarela. 
O ambiente de A Groba é dominado por uma vegetação de pinheiros e eucaliptos e plantas de arbustos como o giesta, a urze e a carqueja. Atravessa o rio Groba e uma fraga espessa e silenciosa, apenas alterada pelo som das aves e o fluir da água. No existe nada mais saudável e natural do que subir a este monte e percorrer tranquilamente os seus bonitos trilhos rurais e os seus caminhos empedrados, observar os cavalos selvagens pastando nas ladeiras do monte (...) "

O ideal é fazer de manhã e de modo que possam almoçar em Baiona, aproveitam depois os ventos dominantes do norte no regresso pela costa.
Atenção que o Ferryboat em Caminha só tem horários de manhã à sexta e um bocado tarde (10h30) e ao fim de semana, contudo podem recorrer sempre ao Taxi de barco que leva 5€ por pessoa só com o inconveniente que o mínimo para fazer o serviço tem de ser três pessoas. A diferença de preço para o Ferryboat é de apenas 1,50€.













   
Powered by Wikiloc

Mensagens populares deste blogue

Abrantes recebeu a segunda prova da Taça Portugal XCO

XCO Super Cup Portugal em Mortágua.

O gelado Campeonato Europeu na Roménia.