Campeonato do Mundo XCO Canadá

Mont-Sainte-Anne (clicar para ver local) no Canadá foi o palco escolhido para Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI 2019. Nesta competição entre 28 de agosto a 1 de setembro de 2019 estiveram quarenta e quatro nações representadas por 635 atletas participantes, 73 do país anfitrião. O local é regular na realização de provas da Taça do Mundo da UCI e este ano foi realizado o Campeonato do Mundo da UCI pela terceira vez depois de 1998 e 2010. 

Portugal é uma nação em que o BTT ainda está no início da sua importância, em comparação com outros países como Espanha, França, Itália, que formaram selecções muito fortes e ambiciosas, constituídas por mais de uma dezena de atletas. 

Neste contexto Portugal fez-se representar com três atletas inseridos na selecção nacional nomeadamente a júnior Ana Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a sub-23 Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), para as corridas de cross country olímpico (XCO), e o júnior Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) para o Downhill (DHI). 
Participaram mais três portugueses mas em representação das suas próprias equipas, Emanuel Pombo (Miranda Factory e-Team), Francisco Pardal (BlackJack Factory Team) que competiram em elite DHI e Rui Portela também em DHI mas em master tendo mesmo conquistado o terceiro lugar de pódio. Emanuel Pombo ainda competiu no Mundial de bicicletas elétricas. Ver notícia da UVP-FPC, 

Ana Santos levava o peso de representar Portugal. A modesta representação do País carregava também a responsabilidade sobre todos (atletas e staff, constituído por seleccionador e mecânico) de nada falhar, que pudesse colocar em causa por qualquer queda ou lesão, a participação dos atletas nas suas provas. 
Não foram fáceis os primeiros dias de contacto com a dureza física do circuito e muito técnico, que para complicar, a ameaça sempre presente de chuva, incomodava ainda mais a mente de todos...

Vários atletas de outras nações lesionaram-se, felizmente os de Portugal, apenas com algumas escoriações de pequenas quedas, conseguiram treinar o circuito e manter-se preparados para os seus dias de prova. 

O dia da prova de Ana Santos foi de incerteza por motivo da muita chuva que se fez sentir durante a noite. Sendo a numero 46 partiu da ultima fila de 49 atletas. A corrida desenrolou-se muito rápida no start loop e Ana Santos em grande esforço aguentou a pressão, foi conquistando lugares, não sendo fácil as ultrapassagens neste circuito, chegou mesmo a estar na entrada das vinte primeiras atletas rodando na vigésima primeira posição. 
Infelizmente o circuito estava mudado com a chuva que caiu e com a garra de querer mais, Ana Santos ia ultrapassando os limites que naquelas situações não tinha treinado... As quedas acabaram por acontecer e a fluidez da corrida perdeu-se um pouco originando alguns atrasos perdendo assim quatro posições terminando a corrida com a honrosa 25ª posição depois de ter concluído a totalidade da prova de quatro voltas previstas num tempo de 1h14m46s. 

Fica a experiência da primeira participação num campeonato do mundo de BTT na vertente olímpica cross-country (XCO), mais a garra de continuar e corrigir os erros com que teve contacto. 

Agora próxima prova é em Avis a contar para a última da Taça de Portugal, dia 15 de Setembro.




Mensagens populares deste blogue

Abrantes recebeu a segunda prova da Taça Portugal XCO

XCO Super Cup Portugal em Mortágua.

O gelado Campeonato Europeu na Roménia.