Ciclocrosse por Espanha e Nacional em Bragança.

O passado fim de semana 16 - 17 de Novembro foi preenchido por duas provas de ciclocrosse. A de sábado foi o XXII Trofeo Montes de Eiras de Ciclocross 2019 na localidade de O Rozal (Pontevedra), e a de Domingo a 3ª Prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2019/2020 no IPB - Instituto Politécnico de Bragança.

O Trofeo Montes de Eiras de Ciclocross é uma das clássicas de ciclocrosse da Copa da Galiza e que este ano vai na sua XXII edição. Para a Ana Santos é com carinho que gosta de participar nesta prova, pois foi aqui como cadete de primeiro ano, que se estreou no ciclocrosse da Galiza.
Tradicionalmente o circuito realizado na praia de Eiras junto ao Rio Minho, fazia a delícia de todos com a beleza natural do local e também o próprio circuito era interessante tecnicamente. Este ano infelizmente por questões ambientais não autorizaram a sua realização no local de costume. Contudo a organização não defraudou as espectativas dos atletas e conseguiu arranjar outro local, que se em beleza paisagística ficou a perder, em termos de circuito foi do agrado da maioria, que como a Ana, o considerou físico, mas também divertido pelas muitas curvas rápidas a exigir destreza na condução.
E foi assim um regresso a Espanha depois de ter realizado duas provas, uma em Poio e outra em Marin. Para descrever a sua participação transcrevemos o que os nossos vizinhos Galegos escreveram: 


"Na proba raíña feminina a gran sensación do inicio desta campaña retomou o mando. Tras perderse as tres últimas xornadas, a portuguesa Ana Santos regresou ao calendario galego para asinar o seu terceiro triunfo absoluto na Copa. Competindo ao carón do seu país, a júnior lusa ofreceu unha exhibición de 37 minutos e 48 segundos. A case 3 minutos e medio concluíu a líder sub-23 Carla Fernández (Río Miera), que superou en 14” á líder júnior Laura Capa (Aleata-Farto). Cuarta, e primeira elite, clasificouse María Jesús Barros (Spol)."

Notícia completa clicar AQUI:



Fotos: Luz María Iglesias Mosquera

3ª Prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2019/2020.
E se no dia anterior na Galiza o tempo esteve ameno, já em Bragança a lama, chuva e frio foram protagonistas num circuito igualmente bem elaborado à volta do Instituto Politécnico de Bragança. Assim como na Galiza que regista históricos níveis de participação a ultrapassar as três centenas de atletas, em Portugal dentro da sua dimensão também começa a ter interessantes números de presença a chegar perto das duas centenas. Nesta prova em particular o seu organizador congratulou-se exatamente pelo assunto do aumento de atletas em relação ao ano passado, sendo esta a segunda edição na cidade de Bragança.
Como se sabe a Ana Santos por opção corre na classe raínha, a Elite Feminina. E esta classe foi composta por mais uma nova entrada na Taça, a atleta Melissa Maia, o que é sempre de saudar fazendo assim aumentar o espectáculo desportivo. Este ciclismo merece ter mais participação feminina, um pedido da Ana Santos que podem confirmar visualizando o vídeo a seguir. Uma reportagem da Localvisão TV - Bragança, com entrevistas ao Seleccionador Pedro Vigário, ao Presidente do Velo Clube de Bragança e aos atletas da classe de elite Roberto Ferreira e Ana Santos :



Notícia da UVP-FPC clicar AQUI.








Mensagens populares deste blogue

Abrantes recebeu a segunda prova da Taça Portugal XCO

XCO Super Cup Portugal em Mortágua.

O gelado Campeonato Europeu na Roménia.