Experiência no XCO Internacional Chelva

Os ventos de Espanha trouxeram mais ânimo e motivação agora no passado Domingo dia 1 de Março no XCO internacional realizado numa pequena localidade no interior da província de Valencia, de nome Chelva. Para quem for apaixonado pela calma da natureza, caminhadas e passeios de BTT é um paraíso a considerar e com muita história da humanidade que por lá passou.

Chelva apresenta já há alguns anos um circuito de XCO com muita técnica e do agrado da maioria do atletas. Neste fim de semana a caravana do XCO era composta com muitos atletas de renome internacional, animando a competitividade num ambiente de grande "aficion" a que os nossos vizinhos espanhóis nos tem habituado.
Ana Santos tinha um leque de boas atletas juniores também com experiência internacional e bem apoiadas pelas suas equipas, algumas de categoria UCI. Nesta categoria não há certezas, as atletas estão em constante formação e experiência e a sua evolução deseja-se que seja gradual, mas há sempre variações na forma física, fruto da própria idade.
Além de avaliar a forma física nesta prova foi também importante o de aprender ainda mais a conduzir a nova bicicleta (Cube AMS 100) num circuito técnico em todo o seu percurso, tanto a descer como a subir. Felizmente o conjunto atleta/máquina encaixaram-se bem no circuito tendo conseguido ganhar a corrida. Num ambiente de bom desportivismo valeu depois no final o convívio com as atletas juniores que iam cortando a meta, sempre muito aplaudidas pelo publico presente.

Nas contas finais em termos de pontos UCI o saldo foi positivo, conseguindo assim estabilizar já a sua boa posição e ainda subir mais um lugar no ranking internacional de juniores. O trabalho continua para assim consolidar o ranking, pois as adversárias também fazem provas e retiram pontos. Neste contexto o desejo é que nesta luta tudo corra bem já no próximo fim de semana em Vila Franca, Viana do Castelo para a primeira prova internacional da Taça de Portugal de XCO de categoria C1.
Marselha está também em foco para o final deste mês de Março. O objectivo de participar nestas provas é o de conhecer melhor as adversárias de modo a ter algum ponto de referência, conhecer o ritmo da competição e por acréscimo conquistar mais pontos UCI para assim, se for possível a sua participação nos campeonatos europeus e mundiais, ter uma boa posição nos lugares da frente, assim como uma boa base física e de conhecimento deste pelotão internacional.

Um agradecimento muito especial à nova equipa Patocycles / Eyres by Shamir.

Artigos de imprensa:

- Ana Santos vence prova internacional em Espanha.

- Jovem ciclista portuense voltou a Espanha para ganhar prova de BTT

Fotos: @anaramalho95, @fabio79_ribeiro, @Javier Chisvert Pla, andalucia.com.









Mensagens populares deste blogue

Abrantes recebeu a segunda prova da Taça Portugal XCO

XCO Super Cup Portugal em Mortágua.

O gelado Campeonato Europeu na Roménia.